• 24 de novembro de 2024

Em Guarujá,16 mulheres vão receber a medalha Tereza de Benguela

jul 8, 2024

Reconhecimento

Homenagem tem o objetivo de reconhecer a luta de cidadãs na política municipal voltada à igualdade racial

A Prefeitura de Guarujá realizará a entrega da Medalha Tereza de Benguela para 16 mulheres. O evento será no próximo dia 24, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba), às 19 horas e tem por objetivo reconhecer a luta de cidadãs na política municipal voltada à igualdade racial. A ação será conduzida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci),

Entre as homenageadas estão Gabriela Monteiro Rocha, Maria das Dores, Maria José da Silva Araújo e Rosângela Angelina, Valdelice de Matos Correia, Patrícia Alexandre Barreto Constantino, Márcia Regina e Mariá Santos Paixão, Maria Cristina Brasílio, Ivalci Correa Silva, Maria Antonieta de Brito, Andrea Fontes Toledo, Sophia Gabriela Valentim dos Santos, Desiree Pamella, Lu Ynaiah e Célia Maria dos Santos Almeida.

Para o Gestor municipal de Programa de Políticas Publicas da Igualdade Étnica, Racial e Inter-religioso, Carlos Eugênio dos Santos, Tereza de Benguela representa pessoas que rompem barreiras e se tornam protagonistas em suas próprias histórias e alteram a realidade de seu entorno. “A população preta enfrenta mais barreiras do que os brancos e não podemos normalizar isso. Precisamos colocar em destaque mulheres que resistem diariamente, já que muitas não têm essa opção”, complementa.

Tereza de Benguela

Conhecida como a escrava que virou rainha, Tereza de Benguela é um ícone da luta contra a escravidão. Foi líder do Quilombo do Piolho, localizado na fronteira entre o Mato Grosso e a Bolívia, e responsável por sua administração, além de seu sistema de defesa. Abrigou cerca de 100 pessoas, entre elas, indígenas e escravizados.

Medalha Personalidade Contra o Racismo

Neste ano, Guarujá inovará e entregará a medalha Personalidade Contra o Racismo para pessoas que apóiam a luta contra o racismo. Uma delas será a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Edna Suman. Além dela, também receberão a honraria: Sueli de Melo Pastoriza, Luzia Ribeiro da Silva, Patrícia Araújo, Maria Izabel Abdala, Andressa Silva, Josuel Melo, Ogan Luiz, Pastor Sidney Santos da Trindade e Alberto Santos Paixão.

Por décadas de formação de munícipes na capoeira, Mestre Sombra, Sombrinha, Gringo, Gilmar e Nuvem também receberão a medalha. Eles realizam um trabalho de preservação de memória e cultura afro-brasileira na Cidade, bem como a valorização do esporte e o desenvolvimento humano e social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *