Na foto, o presidente do sindicato dos servidores, Zoel Siqueira, com a aposentada Marly Dolores Costa
Mesmo com as dificuldades financeiras impostas pela reforma trabalhista de 2017, o sindicato dos servidores municipais de Guarujá retomou a distribuição de cestas natalinas aos associados.
A entrega começou nesta quarta-feira (13) e termina na sexta (15). A primeira contemplada foi a aposentada Marly Dolores Costa, que recebeu a sua do presidente da entidade, Zoel Siqueira.
“Depois de muitos problemas e trabalho sério, conseguimos colocar o sindicato financeiramente na linha. Fizemos um sindicalismo diferente e agora estamos em novo rumo para boas lutas e conquistas”, diz Zoel.
Experiente
nas finanças
Ele assumiu a presidência pela primeira vez em janeiro de 2019, um ano e dois meses após a reforma de Michel Temer levar o sindicalismo brasileiro a um enfraquecimento financeiro sem precedentes.
Experiente como diretor tesoureiro, cargo que exerceu por dois mandatos consecutivos, Zoel conseguiu aos poucos estabilizar a tesouraria e manter as atividades reivindicatória do Sindserv.
Em sua primeira campanha salarial como presidente, os servidores conseguiram, na data-base de abril, reposição salarial de 4,35%, diante da inflação de 2,86%.
Bom
começo
Nessa campanha, com mais 1% em julho e outro 1% garantido para o ano seguinte, a recomposição total foi de 6,35%. “Nada mau para iniciar um mandato”, lembra o dirigente.
Em 2020, mesmo com a pandemia que causou prejuízos nas campanhas salariais Brasil afora, o Sindserv, no segundo ano do primeiro mandato de Zoel, conquistou um reajuste razoável.
Foram 5,31% no total, sendo 4,31% em abril e 1% em junho, “fruto”, segundo ele, “de estudo, planejamento e execução da campanha pela diretoria do sindicato, com participação da categoria”.
Direção
diferente
Em 2021, a lei 173-2020, de Paulo Guedes e Jair Bolsonaro (PL), proibiu reajustes salariais ao funcionalismo municipal, estadual e federal, além de congelar benefícios sociais.
Em 2022, por outro lado, o sindicato mobilizou os associados e a conquista foi de 15,03%, pago em três parcelas iguais de 4,78% em março, junho e setembro, além de abono de R$ 400 para salários até R$ 2,424.
Em 2023, o reajuste foi de 8,16% e, em 2024, Zoel espera que a categoria supere as expectativas. “Afinal, é para isso que fazemos um sindicalismo diferente”.
Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura Municipal de Guarujá (Sindserv). Filiado à central CSB. Rua Manoel Hipólito do Rego, 84, Boa Esperança, Guarujá, (13) 3383-1014 e 3383-1122. www.sindservguaruja.org.br contato@sindservguaruja.org.br Presidente: Zoel Garcia Siqueira. Diretora de imprensa e comunicação: Aparecida de Fátima dos Santos. Redação: Paulo Passos MTb 12.646-SP, matrícula sindical SJSP 7588. Colaborou: Marina Cavalcante MTb 33.645, SJSP 23073.